Balanced ScoreCard

A partir de uma visão equilibrada e integrada, no âmbito do ciclo PDCA, o Balanced ScoreCard (BSC) permite descrever a estratégia de uma organização, de forma muito clara.

Desde que foi criado, o Balanced ScoreCard (BSC) tem sido utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e no mundo inteiro. Foi escolhido pela reputada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.

O myTeam for Business disponibiliza às organizações uma ferramenta que permite, de forma fácil e ágil, implementar o Balanced ScoreCard (BSC). É transversal aos vários departamentos ou delegações, permitindo distribuir, recolher e acompanhar os objetivos estratégicos a todos os gestores e colaboradores intervenientes.

Visão e Estratégia

PLANEAMENTO

Os objetivos estratégicos agrupam um conjunto de indicadores que definem as metas que se pretendem atingir, a pessoa responsável e a periocidade de recolha do indicador, assim como a forma de o obter (métrica).

EXECUÇÃO

De acordo com a periodicidade da recolha, os indicadores são colocados nas agendas dos responsáveis pela recolha ou solicitados a sistemas externos através de webservices.

CONTROLO

De acordo com a política de distribuição e acompanhamento definida no Balanced ScoreCard, os mapas e indicadores KPI são enviados para os colaboradores que dele deverão ter conhecimento.



Ao construir o Balance ScoreCard definem-se as perspetivas, sobre as quais será analizado o desempenho, por exemplo:

Clientes (serviço ao Cliente, foco no cliente, etc.)
Área Comercial e Marketing (Eventos, NewLetters, Quota de Mercado, etc.)
Processos Internos (melhoria contínua, etc.)
Aprendizagem e Conhecimento (ações de formação, etc.)

Em cada uma das perspetivas definem-se os objetivos estratégicos que agruparão os indicadores que serão analisados, os indicadores que definem as metas que se pretendem alcançar, a pessoa responsável e a periodicidade da recolha do indicador KPI, assim como a forma de obter a métrica.

O Balance ScoreCard pode ser analisado na sua globalidade ou fazendo BenchMarketing por indicador, o que permite comparar o mesmo indicador entre diversas delegações.

De acordo com o plano de acompanhamento e divulgação, o myTeam for Business comunica por email os resultados que se vão obtendo de cada um dos indicadores KPI.