myTeam for CSSD Management

O myTeam CSSD Management é um sistema para a gestão de centrais e serviços de esterilização.

Tendo como base um motor de gestão de processos, o sistema está desenhado por forma a mapear as actividades, e respectivos dados, que decorrem do reprocessamento de dispositivos médicos e contempla funcionalidades para a integração de unidades de saúde externas que utilizem uma central de esterilização em regime de outsourcing.

O myTeam CSSD Management disponibiliza uma gestão global, e em tempo real, dos dispositivos médicos, desde a sua recolha até à entrega nas unidades de saúde, considerando a rastreabilidade das diferentes etapas no ciclo de reprocessamento, os níveis de serviço contratados, a logística e o controlo de qualidade.

Macro-circuito de reprocessamento implementado

Macro-circuito

Os objectos mapeados no sistema são identificados com códigos de barras e parte das interacções são realizadas através de leitores de códigos de barras que, não só registam a leitura dos objectos, como geram instruções e operações no sistema. Leitura de códigos de barras

Serviços internos ou unidades externas

O myTeam CSSD Management permite a integração de serviços internos, como blocos operatórios e departamentos de especialidades médicas, ou unidades de saúde externas, como hospitais e clínicas de saúde.

Principais funcionalidades para entidades internas e externas:
Registo de pedidos de reprocessamento de dispositivos médicos individuais ou caixas cirúrgicas;
Registo de contentores de transporte;
Registo de notas operacionais e notificações com suporte documental;
Conferência de dispositivos entregues;
Acompanhamento em tempo real dos pedidos de reprocessamento e respectivos níveis de serviço;
Gestão de inventário por especialidade médica ou serviço;
Consulta de dados de rastreabilidade;
Geração de relatórios de gestão.
Serviços internos ou unidades externas

Serviço de esterilização – Área de descontaminação

A área de descontaminação abrange o conjunto de operações realizadas no serviço de esterilização e que vão desde o registo da recepção do material enviado para reprocessamento até à inserção do material em equipamentos de lavagem mecânica.

Principais funcionalidades na área de descontaminação:
Indicação do estado do material em trânsito e esperado no serviço de esterilização;
Indicação de prioridades de operação;
Registo de contentores de transporte e caixas cirúrgicas;
Disponibilização de instruções de desmontagem e lavagem;
Registo de operadores;
Registo de cestas de lavagem;
Registo de tinas ultra-sónicas;
Registo de equipamentos, programas e ciclos de lavagem;
Registo de testes de lavagem mecânica.
Área de descontaminação

Serviço de esterilização – Área de inspecção

A área de inspecção abrange o conjunto de operações que vão desde a saída do material da lavagem mecânica até à introdução do material embalado em equipamentos de esterilização.

Nesta etapa, o sistema permite a distribuição do trabalho por operadores, em função da carga de trabalho destes ou da tipologia de material. A inspecção e contagem é realizada com suporte multimédia e toda a etiquetagem é gerada pelo sistema.

Principais funcionalidades na área de inspecção:
Indicação de cargas provenientes da descontaminação;
Indicação de prioridades de operação;
Atribuição de filas de trabalho para inspecção, contagem e embalagem;
Consulta de Instruções de inspecção e montagem;
Impressão de etiquetas;
Configuração de prazos de validade;
Validação de programas de esterilização;
Registo de operadores;
Registo de cestas de esterilização;
Registo de equipamentos de esterilização;
Registo de testes de esterilização.
Área de inspecção

Serviço de esterilização – Área estéril

As operações de armazenamento e expedição são efectuadas na zona estéril. Nesta etapa, o sistema permite a realização de um controlo de qualidade, por amostragem ou integral, e a triagem de material pelos diferentes serviços internos ou externos.

Principais funcionalidades na área estéril:
Contagem e controlo de qualidade por amostra ou integral;
Rastreabilidade de material não conforme;
Triagem e identificação de material por serviço;
Gestão de armazenamento;
Registo de operadores;
Gestão da expedição.
Área estéril

Serviço de esterilização – Suporte ISO 13485

Seguindo o formato da ISO 9001, a norma ISO 13485 requer que as actividades e respectivos recursos de uma organização sejam geridos como processos. A norma apresenta, no entanto, um conjunto de requisitos específicos no que respeita à rastreabilidade dos dispositivos médicos, às instruções e condições de utilização, e à manutenção e validação de equipamentos.

Tendo como módulo central um motor de processos, o sistema myTeam CSSD Management facilita a implementação dos requisitos da ISO 13485 e faculta ferramentas para a gestão global do sistema de qualidade.

Principais funcionalidades para o suporte ISO 13485:
Configuração de processos, actividades e recursos;
Gestão documental;
Implementação de validações;
Registo de resultados de testes e auditorias;
Gestão de notificações e ocorrências;
Gestão da rastreabilidade de dispositivos médicos;
Gestão de instruções do fabricante e condições de utilização;
Gestão da manutenção de equipamentos.
Suporte ISO 13485

Serviço de esterilização – Logística e mobilidade

A logística trata a gestão dos recursos e da informação para as operações de recolha, armazenamento e entrega. O myTeam CSSD Management possibilita uma abordagem de logística integrada, onde a informação dos processos operacionais que decorrem no serviço de esterilização é recolhida e tratada por forma a permitir a gestão eficiente do armazenamento, dos níveis de serviço e do escalonamento de rotas.

Principais funcionalidades para o suporte logístico e mobilidade:
Disponibilização de aplicação Android para recolha e entrega;
Emissão de guias de transporte em tempo real;
Validação de níveis de serviço, material e entidades;
Configuração e escalonamento de rotas;
Gestão de frota e motoristas;
Gestão de armazém;
Configuração de armários de transporte;
Integração com sistemas de GPS.
Logística e mobilidade

Serviço de esterilização – Gestão e controlo

A gestão e controlo permite a configuração, consulta e gestão de toda a informação referente a dispositivos médicos, utilizadores e operadores, entidades, processos e logística.

Principais funcionalidades para a gestão e controlo:
Gestão de entidades e serviços internos e externos;
Gestão de utilizadores e operadores;
Gestão de check-lists;
Gestão de níveis de serviço
Consulta de dashboards operacionais em tempo real;
Gestão de KPIs;
Consulta e criação de relatórios operacionais.
Gestão e controlo